E se Fosse Consigo? - Surdez

13:58:00


Olá Flor lover's! Recentemente, o programa " E se Fosse Consigo" transmitido na SIC, abordou a questão da surdez e nós achamos o programa muito interessante e relevante pois, de facto, quem não passa por estas situações, por vezes, esquece-se que muita gente tem limitações.

O programa começou com a encenação de um homem surdo a tentar pedir informações na rua e, foi incrível como algumas pessoas tentaram ajudar, contrastando também com outras que não pararam para ajudar e outras que abordaram o senhor em inglês.


Para além disso, foram retratados vários testemunhos de pessoas surdas e, um que mais nos surpreendeu, foi o de Filipe Venade, doutarado em Direito e professor na Universidade Católica, que dá aulas auxiliado por uma intérprete.


Imagem relacionada

De certa forma, apesar de toda a discriminação na sociedade em geral - na escola, trabalho, nos serviços de saúde, fiscais, judiciais... - e das dificuldades que as pessoas com esta característica têm em dirigir-se a estes serviços - têm de solicitar uma intérprete, agendar a ida, por exemplo às finanças e esperar aquele x tempo, enquanto que a maioria vai logo direto e não tem de se preocupar com estas questões - é bom perceber que há pessoas com garra e que, apesar das adversidades e do esforço redobrado que tiveram de fazer, conseguem seguir os seus sonhos e alcançar o que desejam.

Por isso, concluimos este post com duas mensagens: a primeira, é que cada um de nós tem de estar ciente que estas diferenças existem e que, devemos estar conscientes que um bocado do nosso tempo pode ser valioso para ajudar alguém surdo; a segunda, é que estes testemunhos são importantes para mostrar que temos muita sorte e que, com todas as possibilidades que há hoje em dia, nada é impossível, seja para quem for.

Resultado de imagem para lingua gestual

E se fosse contigo?

» segue-nos no Instagramclica aqui
  » crédito das fotos | Google

You Might Also Like

0 comentários