Cuidar do Bem-Estar Mental durante a Quarentena: Dicas e Sugestões
22:27:00![Sobre o poder da terapia de canalizar a tempestade da mente e transformar em fonte de vida e transformação.](https://i.pinimg.com/564x/06/a0/df/06a0df69d38208190d052359cf7a2fa8.jpg)
A quarentena pode ser um período difícil para muitas pessoas: a alteração de rotinas, a falta de motivação, o menor contacto com outras pessoas e a permanência prolongada no mesmo espaço. Outro fator que também está muito em cima da mesa são situações relacionadas com overthinking que, efetivamente, podem colocar em risco a saúde mental e que, associada à falta de atividades podem originar uma quebra na saúde mental.
![Depósito de Tirinhas](https://i.pinimg.com/originals/44/f4/10/44f4109150092fb88a5731715899f0b1.gif)
De facto, ser emocionalmente inteligente é algo muito importante em períodos de crise bem como, saber avaliar situações de maior risco. Ainda que, por vezes, seja necessário tirar um dia para "lamentar", é fundamental priorizar o nosso bem-estar e isso deve ser algo constante e a longo prazo.
Devido a isso, e sempre tendo em conta as diferentes patologias que necessitam de avaliação e aconselhamento médico, é normal que queiramos cuidar do nosso bem-estar mental de forma a vivermos esta situação, por si só complexa, o melhor possível; e, para isso, podem seguir alguns conselhos e sugestões durante o período de isolamento social.
Ter uma rotina
![3 Keys to Achieve Success and Upgrade Your Life, Improve Your Mindset & Finances – Iconic Style Inc.](https://i.pinimg.com/564x/e1/63/54/e16354a4aa765455039cbfce9761c721.jpg)
Devemos, por isso, aproveitar estes privilégios de flexibilidade não para descurarmos a nossa saúde mental ao desleixarmo-nos connosco e com as nossas obrigações mas, para servir de motivação para termos mais algum tempo livre para fazer algumas atividades que são prazerosas para nós.
Ter sempre, pelo menos, uma atividade para cada dia
Uma mente ocupada e que se sente produtiva e útil é bastante mais saudável do que aquelas mentes que se lamentam por não o serem. Por isso, e seguindo o molde defendido sobre a flexibilidade de estar em casa, fazer uma pequena to-do list com objetivos ou tarefas para aquele dia é uma forma útil de se motivarem e de evitar pensamentos auto-destrutivos de alguém que não está a ser produtivo.
Por isso mesmo, esta é uma boa premissa, se não estão em home-office ou homeschooling tentem encontrar uma atividade que vos agrade e planeiem fazê-la. Estar parado, em demasiada, é muito mau!
Exercitar
O corpo e o cérebro! Praticar exercício físico é logo uma boa forma de libertar endorfina, a hormona da felicidade, e de libertar o cérebro de pensamentos tóxicos ( para além de ajudar a queimar as caloriazinhas dos chocolates de Páscoa). Não precisa de ser nada intenso, quarenta minutos de uma suadela, já é uma grande ajuda para melhorarem o vosso bem-estar mental e físico.
Para além do físico, é importante não esquecer de exercitar o cérebro: ler um livro, ver um documentário, ouvir um debate... são sugestões acessíveis e importantes para, não só ocupar a mente com outras coisas que não os pensamentos negativos, como para aumentar a cultura.
![Figurative Language- Personification "It is difficult to imagine Patria unmarried without a baby in her lap, but Dede' memory is playing dolls with the past"(Alvarez 9). This is personification because Dede's memory isn't a person nor is the past a person either, and yet, they were given human-like attributes. The intended meaning of this statement was that Dede's mind was stuck in the past and was detracted form the present.](https://i.pinimg.com/564x/36/8d/b7/368db727159ba02cfcafe01bd65c0618.jpg)
Pousar o telemóvel, de vez em quando, e controlar o contéudo consumido
É inevitável: as tecnologias estão por todo o lado e, com o trabalho e a escola à distância é impossível não as usar mas, sabem quando já atualizar o feed do Instagram ou só estão a passar stories a correr, depois de já terem lido tudo o que vos interessa? Às vezes, nessas horas, é melhor pousar um pouco o telemóvel e ir fazer outra atividade: fazer um pouco de exercício físico, ler um livro, ver uma série..
Para além disso, não é bom estarmos sempre a comparar a nossa realidade com a dos outros e a produtividade deles com a nossa. A vida no digital nem sempre corresponde à realidade e, muitas vezes, padrões autodestrutivos começam quando tendemos a comparar, excessivamente, a nossa vida às das outras pessoas. Dessa forma, é importante filtrar o tipo de conteúdo que se gosta de consumir e o que, de facto, não faz mal à nossa saúde mental.
Outra questão importante são as fake news e os alarmismos. Consultar fontes fidedignas e não chegar a um ponte em que se consome um excesso de informação é importante para manter o bem-estar mental.
![How to Drink More Water and Trick Your Brain Into Liking It](https://i.pinimg.com/564x/c0/3f/54/c03f544515e51be77d33afda488d0406.jpg)
Comer de forma equilibrada e beber água
Novamente, não se deve descurar a nossa alimentação só porque estamos mais tempo em casa. Tentar manter a mesma alimentação, mesmo que, de vez em quando haja excesso, é fundamental. E, também é importante não nos culpabilizarmos quando esses excessos ocorrem. Encontrar o equilíbrio, como tudo na vida, é fundamental e garante que se está a fazer o melhor para o nosso corpo.
Acima de tudo, cuidem de vocês e saibam quando estão a entrar numa situação mais depressiva e tentem escrever ou conversar sobre o que sentem e, depois, encontrem estratégias para implementarem ( que podem passar por algumas destas atitudes que foram explicitadas acima) para evitar que esse estágio se prolongue e/ou se repita.
As informações para este post foram baseadas no conjunto de recomendações da Ordem dos Psicólogos de Portugal, nomeadamente, neste vídeo, o qual recomendamos a visualização:
» Pinterest | clica aqui
» Instagram| clica aqui
» Fotografias | Divulgação
0 comentários