Eu, Malala de Malala Yousafzai - Book Review

11:00:00

Polly Florence on Instagram: “Just a little set up featuring new glasses from @tijneyewear, my fave @pfcandleco candle [both gifted] and fresh greenery from Columbia…”

" No dia 9 de Outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava com as professoras e as colegas foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes à queima-roupa sobre a jovem, atingindo também outras duas raparigas. Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida, não só na sua região de onde é oriunda, o Vale de Swat, mas também todo o Paquistão, por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornou-se um alvo para os terroristas islâmicos. Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também uma narrativa que nos fala do pai que nunca desistiu de encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região, outrora apelidade de Suíça do Oriente pela sua beleza ídilica, mas agora dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo."

Resultado de imagem para eu malala

Olá Flor lover's! Pela altura dos anos da Malala, no mês passado, partilhamos convosco um pouco do livro dela nas stories do nosso Bookstagram e, hoje, trazemos este post com a review completa do livro.

Já li o livro há algum tempo mas pretendo voltar a lê-lo para "apanhar" pormenores e mensagens que podem ter escapado, pois considero um livro com uma mensagem muito forte e importante.

Resultado de imagem para eu malala

Na autobiografia, “Eu, Malala”, lê-se a história de uma menina paquistanesa que, desde cedo, se revelou especial e com algum propósito.


Ao longo deste livro, Malala narra a sua história de vida, a da sua família e a do Paquistão, procedendo a várias analepses como forma de intercalar os assuntos e acontecimentos históricos. Nos primeiros capítulos, fica-se a conhecer a vida do pai e da mãe de Malala, que se revelam pessoas com bom coração e bondosas.

Após essa contextualização dos progenitores da escritora, esta revela que as suas origens são pobres e humildes, narrando o seu dia-a-dia enquanto uma menina que, mais tarde, viria a ter que seguir a ideologia destinada ao género feminino, apesar de não aceitar e acreditar nas suas convicções e direitos. Desta forma, conseguimos perceber que Malala cresceu na escola do seu pai e que é uma excelente aluna, querendo sempre alcançar os melhores resultados da sua turma.

Imagem relacionada

Efetivamente, quando Malala tinha dez anos, é que as origens de todos os grandes problemas narrados nesta obra, surgem. Os talibãs distorceram todas as realidades em nome do Alcorão, provocando grandes manifestações e movimentos violentos a quem estivesse contra os ideais defendidos. Por exemplo, estes não permitiam que se assistisse aos filmes de Bollywood, que as mulheres saíssem à rua sem estarem acompanhadas por um homem e que estas frequentassem a escola. 

Apesar destas ordens e do perigo que era desafiá-los, Malala continua a frequentar a escola, sendo que, cada vez mais estava consciencializada que tinha de fazer algo para travar esta situação, uma vez que achava que não havia justificação para a educação estar a ser negada, já que é um dos pilares mais importantes numa sociedade. Assim, ela começou por dar algumas entrevistas, a escrever um blog para a BBC Urdu, a dar o seu testemunho para documentários e a participar em eventos, começando a tornar-se uma voz forte, não só no Paquistão, mas também um pouco por todo o mundo.

Resultado de imagem para malala yousafzai

Porém, para além de Malala se estar a tornar numa grande ativista no meio daquele cenário catastrófico, isso também significava que estava a tornar-se num alvo para os talibãs, sendo que estes a atacaram, quando esta regressava da escola, com outras meninas, num riquexó.

Depois desse grave acontecimento, Malala tem de efetuar várias cirurgias, a maior parte delas na cidade de Birmingham, na Inglaterra, onde posteriormente também lhe foi oferecida  residência.



Assim, a história termina com a narração e opinião sobre a nova vida de Malala, depois de recuperada do ataque, tornando-se assim numa voz ainda mais forte.

Imagem relacionada

Ficha Técnica:

Título: "Eu, Malala"
Autor: Malala Yousafzai com Christina Lamb
Editora: Editorial Presença
Classificação: 9/10 estrelas

Sendo assim, apesar de algumas descrições históricas serem um pouco longas, o que poderia ser um ponto a melhorar, é um ótimo livro, de leitura obrigatória!

Já leram o "Eu, Malala"?
» Instagramclica aqui
» a nossa Loja | clica aqui
» Bookstagram |clica aqui
» crédito das fotos | Google

You Might Also Like

0 comentários