Como pintar a casa? Tudo o que precisa saber!
20:47:00Olá, sabe que uma casa deve ser pintada a cada cinco anos? Para essas respostas e perguntas que as vezes nos ocupam a cabeça e não sabemos as respostas, aqui têm algumas dicas.
Check-list para uma boa pintura:
- Tintas
- Trinchas, pincéis e rolos
- Extensores para teto
- Tabuleiro
- Balde de água
- Fita isoladora para rodapés
- Plástico para proteger o chão
Tipos de tinta
Procure a secção de tintas para interiores e decida entre tintas plásticas ou aquosas e sintéticas. As de base aquosa têm um cheiro menos intenso, são mais fáceis de limpar, secam mais rápido e têm menos componentes orgânicos voláteis na sua composição, tornando-as mais amigas da sua saúde e do ambiente.
Quantidade necessária
Faça as contas à área que vai pintar e tenha como referência que uma boa tinta deve render, em média, dez metros quadrados por litro.
Vantagens do primário
Os especialistas aconselham o seu uso, amenos que a superfície a pintar esteja em bom estado. O primário cobre manchas, ajuda a camuflar cores fortes, uniformiza a absorção da tinta e garante um acabamento perfeito.Siga as instruções, pois em muitos casos deve secar durante seis horas.
Trinchas, pincéis e rolos
As trinchas são usadas para pintar os cantos, as áreas junto dos rodapés, das portas e das janelas. O pincel redondo usa-se para os ângulos e nervuras. Os rolos são ideias para as grandes superfícies, dando uma primeira passagem no sentido horizontal, outra na vertical e finalize uniformizando com uma passagem na horizontal.
Seguir a ordem correta
Quem tem experiência no assunto garante que é importante seguir as regras: teto, paredes, portas e janelas e, só no final, os rodapés. Comece sempre pelos cantos e só depois passe às superfícies maiores, que deve pintar em áreas maiores, que deve pintar em áreas de um metro quadrado de cada vez, com movimentos verticais e horizontais. Pinte as portas e janelas com trincha, e de cima para baixo. Os rodapés também ficam melhor com trincha, e devem ser pintados no sentido horizontal.
Evitar excessos de tinta
Comece por misturar bem a tinta com uma vara e só depois a despeje no tabuleiro. Mergulhe apenas um terço do pincel e retire o excesso da tinta na grelha. Siga o mesmo procedimento com o rolo, depois de cobrir bem com a tinta.
Pintar os cantos da casa
Com uma trincha dê pinceladas firmes na horizontal, começando no rodapé em direção ao teto.De seguida, passe por cima da área já pintada, mas desta vez na vertical para uniformizar a pintura e obter uma superfície lisa.
Atenção aos rodapés
É fundamental proteger o chão com plástico e colocar fita adesiva entre os rodapés e a parede para evitar salpicos ou deslizes.Se não retirar os espelhos dos interruptores e das tomadas deve também cobri-os com fita.
Boa pintura, espero que tenham gostado!
0 comentários