Aceitas o Desafio? #diariodeumavegetariana
11:00:00
Olá Flor lover's! Achei uma boa ideia partilhar convosco, aqui no blog, o meu processo de transição para o vegetarianismo, um pouco do que senti, o que mudei, etc.- como se fosse um diário. Espero que gostem e não achem certos factos extremistas, pelo contrário, acho que sou bastante razoável e "contra factos não há argumentos". :)
- Como tudo começou
Bem, já andava com a ideia de ser vegetariana há algum tempo e desde o início do ano prometi a mim mesma que este ano iria tentar, mas nunca sabia muito bem por onde começar e de facto, nunca começei "a sério". Seguia alguns perfis vegetarianos, nomeadamente a Luisa Moraleida, mas parecia complicado e sentia que não iria conseguir.
Mas, decidi que ia começar. Descompliquei. Preparamos uns hamburguers de grão de bico e lentilhas e lá começei o regime vegetariano.
- Por que decidi ser vegetariana?
Acho que o meu primeiro "abanão" foi quando adotamos a Chiquita e comecei a pesquisar e a informar-me mais sobre este regime. Acho que é algo profundamente ético e que se tornará essencial para travarmos as alterações climáticas e outros problemas ambientais e pela minha saúde. A própria ONU afirma que a única maneira de melhorar as "coisas" é adotando uma dieta vegetariana.
Só li o livro "Porque gostamos de cães, comemos porcos e vestimos vacas" e impactou-me os factos que lá encontrei. Por exemplo, a autora afirma que se a carne viesse com uma imagem do que faz à tua saúde, como vem no tabaco, que as pessoas iriam ficar chocadas.
Na verdade, é tudo tão natural, cultural e socialmente aceite que acho que só uma minoria conhece (ou quer ver e agir) o para lá da carne ( e do peixe!) que se consome. Informação. Informação é poder.
Para além disso, sabiam que se todas as pessoas do Mundo fossem vegetarianas era possível alimentar toda a população sem que houvesse fome?!
- E a família?
A minha família... bem, reagiu mais ou menos assim:
AHAHAH, brincadeira.
Aceitaram bem e ajudam-me muito ! Claro que não escapei ilesa de ouvir umas piadas e uns "Oh mas tu gostavas tanto de panados." e "Como é que vai ser no Natal?" mas, sinceramente, acho que se fores determinado e se souberes bem o que se está a fazer e se for informada acerca disso, irão começar a aceitar. Come um panado e despede-te. Aliás, já pesquisei e encontrei forma de fazer panados vegetarianos... o que posso pedir mais? Mudarás por algo melhor, acredita e valerá a pena deixar de comer panados (dos de carne, óbvio). :)
- Que tipo de vegetariana sou?
Há vários tipos de vegetarianos -um resumo simples:
- Flexitarianos - Os mais flexivéis, como o nome indica, pois são vegetarianos mas podem muito bem comer carne/peixe, se quiserem.
- Ovolactovegetarianos - Não comem carne/peixe, mas continuam a ingerir os derivados como o leite, queijo e ovos.
- Vegetarianos - Não comem carne/peixe, nem derivados.
- Vegan- São como os vegetarianos mas também não utilizam produtos testados em animais, casacos de pele... nada que envolva animais.
Então, neste momento, sou ovolactovegetariana: nada de animais, mas continuo a consumir alimentos que, por exemplo, nas suas composições levem ovo e leite- às vezes os douradinhos que compro congelados levam esses produtos, por exemplo- e de vez em quando, muito de vez em quando, como um ovinho cozido ou frito. Apesar de já saber o que está por detrás da produção dos ovos. Mas uma coisa de cada vez. Para além de que, imaginem que vou a uma pastelaria e o que peço leva leite ou ovos... AHAHA.
De resto, leite e derivados dele é praticamente 0. Sofro muito com alergias -tenho rinite- e decidi cortar no leite, para além de que o leite de vaca não é feito para nós! Era a mesma coisa de estarmos a tomar leite de cão ou de girafa. O leite de vaca é feito para os vitelos que, ao contrário do que é propagado não vivem felizes e são tirados às mães para, imaginem,... os comermos. Isto é verdade, são factos. Para não falar que os vitelos são branquinhos porque têm anemia, mas isso já fica para outro post...
- E as compras? / Afinal o que comes?
É fácil! Fui pesquisar ideias de pratos e informações nutricionais e percebi que há uma variedade de coisas que, quem não está atento a isso, não percebe. Para além disso, continuo a fazer o mesmo tipo de refeições tirando o facto de não ter lá a carne: rancho, couve-flor à brás, arroz com outros acompanhamentos, por exemplo...
O leite já tinha substituído por leite de soja chocolatado, os iogurtes pelos de soja e e a manteiga igual.
No Continente há de tudo e descobri coisas deliciosas na parte dos vegetarianos.
Neste mês experimentei alimentos novos e posso dizer que estão TODOS aprovados (exceto as lentilhas, que não fui lá muito com o sabor -apesar de até se comer-, mas vou experimentar comprá-las em frasco para ver se o sabor é o mesmo):
- Douradinhos de Legumes e Espinafres
- Hamburguers de Grão de Bico (feitos por mim)
- Hamburguers de Couve-Flor e queijo
- Salsichas de Soja
- Chouriço Vegetal
- Lentilhas
- Seitan
- Mistura de Quinoa e Legumes
- Mc Veggie do Mc Donalds 👌
- Planta Vegetal ( a verdadeira, a 100% vegetal) que é a Manteiga de Soja
- Sobremesa de Chocolate e de Baunilha, de Soja
- Iogurte Natural com sabor a côcô, de soja
- Resumo + Incentivo
Estou a gostar muito de ser vegetariana e se consegui implementar esta dieta mais de 21 dias seguidos, cientificamente já se tornou um hábito.
Sinto-me bem com esta alimentação e fico satisfeita e com os nutrientes que preciso.
Agora, só me falta ir à nutricionista devido à vitamina B12 - os produtores de gado dão (supostamente) os suplementos de B12 aos animais e nós só ingerimos esse nutriente devido a isso, não é melhor tomá-lo diretamente e saber o que estamos a ingerir, para além das manteigas, iogurtes de soja, etc. terem todos esse nutriente?! #reflexão
Por isso, quero terminar este post com um incentivo para que se tornem vegetarianos. Não vos posso obrigar a nada, mas posso tentar influenciar a que façam pequenas mudanças que se revelam gigantes! Por vocês, pelos animais e pela nossa casa comum.
E que tal experimentares durante 21 dias? ;) Aceitas o desafio?!
» crédito das fotos | Google
0 comentários