Aceitas o Desafio? #diariodeumavegetariana

11:00:00



Coma plantas Estude muito Gaste pouco Exercite se  Não compare Seja feliz

Olá Flor lover's! Achei uma boa ideia partilhar convosco, aqui no blog, o meu processo de transição para o vegetarianismo, um pouco do que senti, o que mudei, etc.- como se fosse um diário. Espero que gostem e não achem certos factos extremistas, pelo contrário, acho que sou bastante razoável e "contra factos não há argumentos". :)

  • Como tudo começou

Bem, já andava com a ideia de ser vegetariana há algum tempo e desde o início do ano prometi a mim mesma que este ano iria tentar, mas nunca sabia muito bem por onde começar e de facto, nunca começei "a sério". Seguia alguns perfis vegetarianos, nomeadamente a Luisa Moraleida, mas parecia complicado e sentia que não iria conseguir.


Mas, decidi que ia começar. Descompliquei. Preparamos uns hamburguers de grão de bico e lentilhas e lá começei o regime vegetariano.

Ela nos traz desenhos mostrando como seriam seus problemas e momentos caso eles interagissem divertidamente uns com os outros.
  • Por que decidi ser vegetariana?
Acho que o meu primeiro "abanão" foi quando adotamos a Chiquita e comecei a pesquisar e a informar-me mais sobre este regime. Acho que é algo profundamente ético e que se tornará essencial para travarmos as alterações climáticas e outros problemas ambientais e pela minha saúde. A própria ONU afirma que a única maneira de melhorar as "coisas" é adotando uma dieta vegetariana.

Só li o livro "Porque gostamos de cães, comemos porcos e vestimos vacas" e impactou-me os factos que lá encontrei. Por exemplo, a autora afirma que se a carne viesse com uma imagem do que faz à tua saúde, como vem no tabaco, que as pessoas iriam ficar chocadas.

Na verdade, é tudo tão natural, cultural e socialmente aceite que acho que só uma minoria conhece (ou quer ver e agir) o para lá da carne ( e do peixe!) que se consome. Informação. Informação é poder. 

Para além disso, sabiam que se todas as pessoas do Mundo fossem vegetarianas era possível alimentar toda a população sem que houvesse fome?!  


#born #lied #Truth - This is your truth. You have been lied to about all this since you were born, do…  This is your truth. You have been lied to about all this since you were born, do… – #born #lied #truth

  • E a família?
A minha família... bem, reagiu mais ou menos assim:

Me he hecho vegano, abuela. #humor #chistes #chiste #risas #memes #risasinmas

AHAHAH, brincadeira.

Aceitaram bem e ajudam-me muito ! Claro que não escapei ilesa de ouvir umas piadas e uns "Oh mas tu gostavas tanto de panados." e "Como é que vai ser no Natal?" mas, sinceramente, acho que se fores determinado e se souberes bem o que se está a fazer e se for informada acerca disso, irão começar a aceitar. Come um panado e despede-te. Aliás, já pesquisei e encontrei forma de fazer panados vegetarianos... o que posso pedir mais? Mudarás por algo melhor, acredita e valerá a pena deixar de comer panados (dos de carne, óbvio). :) 
Hola #pandimigos, hoy sólo quiero llevarles un poquito de humor vegano, publicado por @13.begin.vegan 👋🐼 Seguro que muchos pusieron y pondrán esa misma cara de #WTF... 🙈🙉🙊 Y escribo "pondrán", porque "el carnívoro/omnívoro ofendido de hoy es el vegano del mañana", voy a patentar esa frase jujuju 📃 Si algo les ofende es porque el mensaje ha calado 👌🐼 Sígueme y creemos una linda comunidad de pandas 🐼💚 🎍🎋🎍🎋🎍🎋 #vegan #govegan #animalliberation #veganlife #healthyvegan #meatismurder #

  • Que tipo de vegetariana sou?
Há vários tipos de vegetarianos -um resumo simples:
  1. Flexitarianos - Os mais flexivéis, como o nome indica, pois são vegetarianos mas podem muito bem comer carne/peixe, se quiserem.
  2. Ovolactovegetarianos - Não comem carne/peixe, mas continuam a ingerir os derivados como o leite, queijo e ovos.
  3. Vegetarianos - Não comem carne/peixe, nem derivados.
  4. Vegan- São como os vegetarianos mas também não utilizam produtos testados em animais, casacos de pele... nada que envolva animais.
Então, neste momento, sou ovolactovegetariana: nada de animais, mas continuo a consumir alimentos que, por exemplo, nas suas composições levem ovo e leite- às vezes os douradinhos que compro congelados levam esses produtos, por exemplo- e de vez em quando, muito de vez em quando, como um ovinho cozido ou frito. Apesar de já saber o que está por detrás da produção dos ovos. Mas uma coisa de cada vez. Para além de que, imaginem que vou a uma pastelaria e o que peço leva leite ou ovos... AHAHA.


¿Cuál es tu superpoder vegano?  🍏🍎🍌🍇

De resto, leite e derivados dele é praticamente 0. Sofro muito com alergias -tenho rinite- e decidi cortar no leite, para além de que o leite de vaca não é feito para nós! Era a mesma coisa de estarmos a tomar leite de cão ou de girafa. O leite de vaca é feito para os vitelos que, ao contrário do que é propagado não vivem felizes e são tirados às mães para, imaginem,... os comermos. Isto é verdade, são factos. Para não falar que os vitelos são branquinhos porque têm anemia, mas isso já fica para outro post...

"Eu não sou sua mãe, meu leite não é seu"
  • E as compras? / Afinal o que comes?
É fácil! Fui pesquisar ideias de pratos e informações nutricionais e percebi que há uma variedade de coisas que, quem não está atento a isso, não percebe. Para além disso, continuo a fazer o mesmo tipo de refeições tirando o facto de não ter lá a carne: rancho, couve-flor à brás, arroz com outros acompanhamentos, por exemplo...

O leite já tinha substituído por leite de soja chocolatado, os iogurtes pelos de soja e e a manteiga igual.

No Continente há de tudo e descobri coisas deliciosas na parte dos vegetarianos.
Neste mês experimentei alimentos novos e posso dizer que estão TODOS aprovados (exceto as lentilhas, que não fui lá muito com o sabor -apesar de até se comer-, mas vou experimentar comprá-las em frasco para ver se o sabor é o mesmo):

  1. Douradinhos de Legumes e Espinafres
  2. Hamburguers de Grão de Bico (feitos por mim)
  3. Hamburguers de Couve-Flor e queijo
  4. Salsichas de Soja
  5. Chouriço Vegetal
  6. Lentilhas
  7. Seitan
  8. Mistura de Quinoa e Legumes
  9. Mc Veggie do Mc Donalds 👌
  10. Planta Vegetal ( a verdadeira, a 100% vegetal) que é a Manteiga de Soja
  11. Sobremesa de Chocolate e de Baunilha, de Soja
  12. Iogurte Natural com sabor a côcô, de soja

Asian bean curd and veggie dumplings!

  • Resumo  + Incentivo
Estou a gostar muito de ser vegetariana e se consegui implementar esta dieta mais de 21 dias seguidos, cientificamente já se tornou um hábito.

Sinto-me bem com esta alimentação e fico satisfeita e com os nutrientes que preciso.
Agora, só me falta  ir à nutricionista devido à vitamina B12 - os produtores de gado dão (supostamente) os suplementos de B12 aos animais e nós só ingerimos esse nutriente devido a isso, não é melhor tomá-lo diretamente e saber o que estamos a ingerir, para além das manteigas, iogurtes de soja, etc. terem todos esse nutriente?! #reflexão

It's not that I can not eat meat, it's that I do not want to do it. - #Eat #It39s #meat

Por isso, quero terminar este post com um incentivo para que se tornem vegetarianos. Não vos posso obrigar a nada, mas posso tentar influenciar a que façam pequenas mudanças que se revelam gigantes! Por vocês, pelos animais e pela nossa casa comum.

E que tal experimentares durante 21 dias? ;) Aceitas o desafio?!

» Instagramclica aqui
» a nossa Loja | clica aqui
» crédito das fotos | Google

You Might Also Like

0 comentários