Becoming de Michelle Obama - Book Review

18:00:00

#QUALIDADENOSESTUDOS #ESCOLA #DISCIPLINA #ORGANIZACAO #VESTIBULAR #ENEM #PLANOSDEESTUDOS #INSPIRACAO

"Quando era menina, o mundo de Michelle Robinson era o bairro de South Side de Chicago, onde ela e o irmão Craig partilhavam o quarto no apartamento alugado da família e brincavam à apanhada no parque. Foi lá que os seus pais, Fraser e Marian Robinson, a educaram para ser franca e destemida. Mas a vida não tardou a levá-la muito mais longe: dos corredores da Universidade de Princeton, onde pela primeira vez aprendeu o que era ser a única mulher negra numa sala, até à torre de escritórios envidraçada onde trabalhou como advogada numa reputada firma de advocacia e onde, numa manhã de Verão, um estudante de Direito chamado Barack Obama assomou à porta do seu gabinete e revolucionou todos os seus meticulosos planos.

Resultado de imagem para becoming

Neste livro, pela primeira vez, Michelle Obama descreve os anos iniciais do seu casamento, enquanto se debatia com a dificuldade de equilibrar a vida profissional e familiar com a meteórica carreira política do marido. Faz-nos testemunhas do debate privado do casal, sobre se ele deveria candidatar-se à Presidência e sobre o seu próprio papel, enquanto figura popular, embora frequentemente criticada, na campanha eleitoral. 
Com elegância, sentido de humor e uma sinceridade pouco comum, Michelle Obama faz um relato vivído e intímo da histórica ascensão da sua família ao palco mundial, assim como das suas vidas na Casa Branca ao longo de oito anos memoráveis - conforme foi conhecendo o seu país e o seu país a foi conhecendo.
Becoming - A minha história leva-nos numa viagem que passa pelas cozinhas humildes de Iowa e pelos salões de baile do Palácio de Buckingham, por momentos de avassaladora tristeza e de profunda resiliência, permitindo-nos mergulhar na alma de uma figura única e pioneira na História, que se esforça por viver com autenticidade, colocando a sua força pessoal e a sua voz ao serviço de um conjunto de ideais da maior importância. Com este testemunho honesto e corajoso, Michelle Obama lança um desafio a todos nós: quem somos e quem queremos ser?"

page because I have a photographic memory which doesn't work when using a device. I don’t care how heavy it makes traveling or anything, having p
Olá Flor lover's! No mês passado, li o livro da Michelle Obama "Becoming - A minha História" e até vos mostramos no nosso Instagram e, como gostei tanto, decidi partilhar convosco esta obra. Podem, também, comprar os nossos marcadores de livros artesanais, aqui.

De facto, já tinha ouvido falar muito bem sobre este livro e ansiava por o comprar e ler. Confesso que já era fã dos Obama e da mensagem que o livro passa mas, depois de o ler, fiquei ainda mais fã e só consegui ficar ainda mais impressionada  e inspirada com a história deles que passei a conhecer muito melhor.


O livro, recomendado pelo Book Club da Oprah e muito aclamado pela crítica, conta a biografia de Michelle Obama, a história da concorrência à Casa Branca e alguns episódios e pensamentos tidos pela ex- primeira-dama enquanto assumiam os mandatos da presidência, partilhados de forma intimista e simples.

Aliás, posso até mesmo dizer que parecia que estava a ler um romance de tão bom que é este livro de memórias, não é aborrecido e tem muitas partes "humanas" o que, para uma figura pública como Michelle, por vezes, é difícil de conseguir.
Imagem relacionada

Michelle, começa por relatar a singela infância que teve- desde as turbulências da escola, aos namoricos, à doença do seu pai, à pobreza do seu bairro e a falta de motivação generalizada por parte dos colegas de escola e dos seus vizinhos- e prossegue a narração com a determinação que necessitou ter quando ambicionava estudar em Princeton e as suas professoras afirmavam que não tinham a certeza se ela era adequada a essa faculdade e se iria conseguir. De facto, conseguiu e só não se habituou a ser a única mulher negra numa sala e concluir essa licenciatura, como se inscreveu e foi admitada nada menos do que na Faculdade de Direito de Harvard, desafiando assim os esteriótipos e discriminações.

Resultado de imagem para becoming

Depois de concluir os estudos em Direito, Michelle relata que se candidatou a uma grande sociedade de advogados que lhe permitia assegurar uma segurança e um estilo de vida diferente daquele que tinha quando era mais nova e onde, a partir desse emprego, delineou o seu plano de vida que passava por subir na carreira. 

Porém, as coisas não correram bem dessa forma quando, num verão, ficou responsável por um estagiário chamado Barack Obama. Achei muito engraçado como Michelle relata que, tendo a plena consciência de que ele a ia desviar do seu foco principal - a carreira - e das tentativas de camuflar o sentimento que tinha por ele, como nós sabemos, não conseguiu resistir e decidiu deixar entregar-se. 

Resultado de imagem para becoming

O que é verdade, é que Michelle alguns meses depois de conhecer Barack, decide mudar de emprego pois não se sentia realizada e útil na sociedade de advogados, e passa a trabalhar como diretora numa associação que ajuda jovens a prosseguirem os estudos e a arranjarem emprego pois, esta afirma que quem cresce no meio da pobreza e dos problemas associados a este nível económico mais baixo, precisa de saber que outras pessoas como eles conseguiram e que precisam de força de vontade e de estudar para melhorarem as sua vida, testemunho que me inspirou muito e que achei muito bonito de ler.

Imagem relacionada

De facto, Michelle e Barack Obama são o casal sensação e as peripécias deles os dois são muito engraçadas: desde ela lhe perguntar no que ele estava a pensar, enquanto estavam a descansar, e este lhe responder que estava a pensar na diferença de rendimentos entre as classes; às viagens ao Havai e à dificuldade em balencear a vida política e familiar, num plano mais à frente da narração.

Para além da vida mais pessoal de Michelle, gostei muito de ler sobre como foi a decisão de concorrer à presidência e outras curiosidades em relação à Casa Branca e aos protocolos que esta revelou ao longo do livro.

imagem descoberto por ~Yarithza~. Descubra (e salve!) suas próprias imagens e vídeos no We Heart It

Após este breve resumo, posso dizer-vos que adorar o livro foi pouco e que tenciono lê-lo outra vez para absorver pormenores que podem ter escapado. Recomendo-vos imensamente esta obra e acho que não se vão arrepender de fazer este investimento, pois é um livro muito inspirador e que transmite mensagens e vivências muito importantes de se conhecer.

Ficha Técnica:


Título: "Becoming- A minha História"
Autor: Michelle Obama
Editora: Objectiva
Classificação: 10/10 estrelas

Sendo assim, quero concluir este post com uma das mensagens centrais que retirei do livro, que é: Não importa de onde vens, o que tens, o que dizem de ti... tudo é possível com esforço e trabalho, tudo alinhado com bons valores e princípios.

Já leram o "Becoming"? Se sim, partilhem connosco o que acharam ou, se não, se tencionam comprar o livro! 

» Instagramclica aqui
» a nossa Loja | clica aqui
» crédito das fotos | Google

You Might Also Like

0 comentários